sábado, 27 de fevereiro de 2010

Em busca de soluções...

Secretários de Carmo e Duas Barras visitam Saae-VR

Titulares da pasta de Meio Ambiente vieram conhecer projeto das ETEs

Até o setembro do próximo ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (SAAE-VR) terá construído mais 13 estações de tratamento de esgoto (ETE), 39 elevatórias para levar o esgoto às estações e 77 km de nova rede coletora de esgoto, usando verbas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal e do FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano). Nesta terça-feira, 10, representantes das cidades de Carmo e Duas Barras (RJ) visitaram a autarquia para conhecer o modelo de gestão do SAAE com o objetivo de buscar recursos para obras do PAC. Em Volta Redonda, o investimento total em saneamento e meio ambiente é de R$ 96 milhões, incluindo a contrapartida do município.
Durante a parte da manhã, os secretários de Meio Ambiente, Maurício R. Wermelinger (Duas Barras) e Nélida Abreu Marques (Carmo-RJ); Salvador Antonio Rimes da Rosa (técnico agrícola da divisão de estudos e projetos da secretaria de Meio Ambiente de Duas Barras); assessora parlamentar de Nova Friburgo, Elizabeth de Oliveira; e Alexandre Mainente (Ong IDESE/Instituto Desenvolvimento, Ecologia, Saúde e Educação, do Rio de Janeiro) ouviram uma exposição do diretor executivo do SAAE, Paulo Cezar de Souza.
Ele abordou como foram desenvolvidos os projetos de captação de recursos junto aos órgãos estadual e federal para a área de saneamento. Na parte da tarde, conheceram outras instalações da autarquia, incluindo uma ETE em construção no bairro Roma I.
Tratamento do esgoto: O diretor executivo mostrou aos visitantes que Volta Redonda foi dividida em 14 bacias para elaboração do projeto das novas Estações de Tratamento de Esgoto, tornando assim cada ETE independente da outra para recolher e tratar o esgoto que atualmente é despejado in natura no Rio Paraíba do Sul, vindo dos bairros. Com as verbas do FECAM, começam ainda este ano 4 ETEs, 8 elevatórias, 29 km de rede coletora, beneficiando 104 mil habitantes, o que representa 37% do esgoto que será tratado. O município recolhe todo o esgoto in natura produzido (100% de esgoto coletado), mas somente trata 15% desse volume total.
Outras 9 ETEs com verba do PAC, 30 elevatórias ,43 km de rede, vão beneficiar o esgoto de 130 mil moradores, atingindo mais 46 % do esgoto tratado na cidade. Todos os recursos para as obras de saneamento já foram garantidos pelo município e licitadas as obras. A empresa vencedora foi a VR Ecológica. Na exposição, feita pelo diretor Paulo Cezar, ele mostrou mapas e números de investimentos que serão concluídos até 2010 e deu conselhos aos secretários municipais: ´Vocês precisam fazer os projetos, montar um grupo de trabalho para isso e ter agilidade para os projetos e captação de recursos`.
Numa relação de municípios poluidores com esgoto in natura no Rio Paraíba do Sul, Volta Redonda, com uma população de 258 mil habitantes (censo de 2006) é o primeiro que mais polui com 30,7% do total. Em segundo lugar, Barra Mansa (21,1%). Resende fica com o 3º lugar (13,9%). Barra do Pirai em 4º lugar (11,3%). Três Rios em 5º lugar (9,1%). Paraíba do Sul em 6º lugar (4,8%). Itatiaia em 7º lugar (3,5%). Pirai com o 8º lugar (2,9%). Pinheiral é o que menos polui, com 2,7% do total.
A meta do governo municipal através do SAAE é atingir no ano que vem a poluição zero por esgoto no Rio Paraíba. Os 15% que hoje são tratados corresponde ao esgoto produzido por 38 mil e 300 moradores. A cidade tem as estações de tratamento no Vila Rica, Cidade Nova, Padre Josimo e Volta Grande IV. A ETE Santa Cruz que foi fundada em 1985 está sendo desativada. Segundo o SAAE, ela nunca funcionou de forma correta por defeito de projeto. Até final de abril deverá estar operando uma nova Estação de Tratamento de Esgoto no bairro.
Carmo fica na região centro do estado, com uma população de 16 mil habitantes, faz divisa com os municípios Sumidouro, Cantagalo, Duas Barras, Sapucaia e Volta Grande (MG).

Notícia atualizada dia 10/02/09 às 15:59

Fonte: ACS/PMVR

http://www.portalvr.com/noticias/index.php?show=10065

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de fazer o seu comentário sobre o assunto. Sua opinião é muito importante!