sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Natureza e a Humanidade

Isto sabemos.
Todas as coisas estão ligadas
como o sangue
que une uma família...

Tudo o que acontece com a Terra,
acontece com os filhos da Terra.
O homem não tece a teia da vida;
ele é apenas um fio.
Tudo o que faz à teia,
ele faz a si mesmo.

- TED PERRY, inspirado no Chefe Seatle.

Por que nós, humanos,nos lamentamos com os desastres naturais que causam tanta dor e sofrimento, tirando vidas, e não temos coragem de mudar nossas atitudes, protegendo o ambiente onde vivemos, para evitar tanta tragédia?

A ocupação irregular e insistente de encostas e margens de rios não cessa.

É necessário que o poder público tome atitudes para evitar que essas ocupações continuem acontecendo.PLANEJAMENTO, este é o segredo. Temos que entender que governar sem planejar não é mais permitido. E planejamento se faz em grupo, com participação pública. Ouvindo o que a população pensa e deseja. Discutindo, descobrindo novos caminhos. Organizar a ocupação do solo é dever político. Só assim estaremos dando oportunidades a todos, trabalhando em prol da igualdade social.

Mas não para por aí. E nós cidadãos comuns? Não podemos apenas cobrar ações governamentais. Temos que arregaçar as mangas e agir. Nem tudo é culpa do "governo". Nossas ações são governadas por nós mesmos e é por isso que não conseguimos, ainda, transformar o nosso país. Isso depende de nós.

"Cada criatura", escreveu Goethe, "é apenas uma gradação padronizada (Schattierung) de um grande todo harmonioso."
Retirado de A Teia da Vida - Fritjof Capra

Precisamos ser sacudidos para acordarmos para uma nova realidade. Um exemplo disso foi o que ocorreu em janeiro/2011 na região serrana do Estado do Rio e em várias outras regiões. Estamos sendo sacudidos. Solidariedade não faltou, graças a Deus, mas e consciência ambiental? Quando perceberemos que devemos prevenir e não remediar? Ficar esperando grandes ações é um erro. É das pequenas ações que as grandes surgem, portanto devemos iniciar.


A exemplo de Seatle e Capra: Não possuímos nada. Fazemos parte de um todo. Somos um fio da Teia da Vida.

   
Salvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de fazer o seu comentário sobre o assunto. Sua opinião é muito importante!