segunda-feira, 3 de março de 2008

O Ensino de Ciências.

Muita gente acha que estudar ciências é aprender sobre o Universo, O Sistema Solar, sobre o ar, a água e a terra, sobre o Planeta Terra. Entender a vida dos animais, aqueles que vivem na terra e aqueles que vivem no mar. Conhecer os vegetais, aprender sobre o corpo humano e compreender a química e a física. E não estão errados, tudo isso faz parte do estudo de ciências. O erro é achar que estudar ciências é só isso. E o pior, muitos professores acham que ensinar ciências é só isso.
Na verdade, o objetivo do ensino de ciências vai muito além de simples conteúdos enfocados pelos livros didáticos. Ensinar ciências é fazer compreender a relação íntima de dependência existente entre todos os seres vivos existentes no universo. É fazer entender principalmente a dependência do ser humano com os demais seres vivos e com o meio ambiente. Sim, a dependência do ser humano, uma vez que somos nós a principal forma de interferência nesse meio.
Como podemos discutir problemas tão sérios, tão grandes, como o aquecimento global, se nem ao menos conseguimos mudar atitudes corriqueiras na vida de nossos alunos e de suas famílias???
Como podemos criticar o desmatamento da Floresta Amazônica se não sonos capazes de coletar seletivamente o lixo de nossas próprias casas ou reduzir o consumo desmedido em nosso dia-a-dia???
É irônico criticar os lixões, ou até mesmo os aterros sanitários, se ainda não pudemos educar nossos filhos e nossos alunos sobre como cuidar do meio ambiente mais próximos de nós - nossa casa, nossa escola, nosso bairro.
Devemos repensar nossas ações enquanto educadores, tomar novos caminhos e efetivamente mudar a educação ambiental em nosso país.

Trataremos em novas postagens sobre uma maneira moderna de ensinar CIÊNCIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de fazer o seu comentário sobre o assunto. Sua opinião é muito importante!