QUE É A VIDA?


Que é a vida ? Qual sua origem?  Como surgiram os primeiros seres vivos que nos rodeiam?  A resposta a estas perguntas constitui um dos maiores problemas das ciências naturais.  
                Qualquer que seja  seu nível de desenvolvimento intelectual, todo homem consciente ou inconscientemente, se faz essa pergunta e se esforça por dar-lhe uma resposta. Sem essa resposta não poderia haver concepção do mundo por mais primitiva que fosse.
                Desde os tempos imemoriais o problema da origem da vida atrai o espírito humano. Não há sistema filosófico ou pensador que não lhe tenha dedicado a mais séria atenção. Esse problema recebeu soluções diversas conforme as épocas ou grau de civilização, mas sempre foi motivo de discussão violenta entre dois campos filosóficos opostos, o materialismo e o idealismo.
                De um modo geral, distinguimos dois mundos na natureza circundante: o mundo dos seres vivos e o da matéria bruta inorgânica. O mundo vivo é representado por uma infinidade de espécies animais e vegetais. Contudo, malgrado sua diversidade, os seres vivos, homem ao mais minúsculo dos micróbios, tem alguma coisa em comum que os aparenta e distingue a mais simples bactéria  dos objetos inanimados. Essa alguma coisa é o que denominamos vida na secção mais elementar da palavra. Mas que é a vida? Sua essência é material como o resto do mundo ou estará constituída por um princípio espiritual inacessível a experiência?
                Se a vida é material o estudo das leis que a regem nos dará a possibilidade de transformar os seres vivos de modo consciente e dirigido. Se o que vive foi criado por um princípio espiritual, e se a sua natureza é insondável, só nos resta contemplar a vida e permanecer impotentes diante de seus fenômenos incognoscíveis e de origem Sobrenatural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de fazer o seu comentário sobre o assunto. Sua opinião é muito importante!