Materiais presentes na água, no ar e no solo.


MATERIAIS PRESENTES NA ÁGUA, NO AR E NO SOLO

ÁGUA
 A água é extremamente importante à vida. De 60 a 95% do corpo dos seres vivos é constituído pela água.
A água, quando pura, é formada por 2 elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Ela possui dois átomos de hidrogênio (H) e 1 átomo de oxigênio (O). Sua fórmula é H2O.


Mas a água pura não é apropriada para a saúde. Não podemos bebê-la. Água boa para a saúde é a água potável. Na água potável, além de hidrogênio e oxigênio, também são encontrados diversos tipos de sais minerais e gases dissolvidos.
Hoje em dia quase não existe mais água potável por causa da poluição. A água dissolve quase tudo e o material dissolvido é transportado por ela para as nascentes e para os rios.
Quando a água é poluída, outras substâncias podem estar presentes nela, como metais pesados, matérias orgânicas provenientes de fezes e animais mortos, por exemplo.
AR
O ar contém vários gases: Gás Nitrogênio ( N2). É o gás presente em maior quantidade na atmosfera terrestre (78%). É uma substância fundamental para a vida na Terra, pois o nitrogênio entra na composição das proteínas, principal componente dos organismos vivos.
                                                                                                                                                     
                                                         Gás Oxigênio (O2). É o gás de fundamental importância para os processos vitais de nosso planeta. O oxigênio é utilizado na respiração da maioria dos seres vivos. Pela respiração os seres vivos produzem a energia necessária para manter os seus sistemas vitais.                                         
                                                                            
                                                         Gás Hidrogênio (H2) e outros gases ditos nobres.
                                                                                                                                   

                                                         Gás carbônico (CO2). Este está presente no ar atmosférico em proporção muito pequena, mas imprescindível para a vida no planeta. O gás carbônico é utilizado pelas plantas e algas microscópicas (seres clorofilados) no processo da fotossíntese, quando parte da energia solar (luminosa) é transformada em energia química que circulará por todos os ambientes nas cadeias alimentares.                                     
                                              
                                                         Vapor da água. Juntamente com o gás carbônico, o vapor da água é importante para manter a temperatura do planeta. Eles evitam que o calor escape todo para o espaço. O vapor da água também condensa formando as nuvens de onde caem as chuvas.
A poluição do ar é caracterizada pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar. Os escapamentos dos veículos automotores emitem gases como o monóxido (CO) e o dióxido de carbono (CO2 ), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos. As fábricas de papel e cimento, indústrias químicas, refinarias e as siderúrgicas emitem óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas (chumbo, níquel e zinco) e substâncias usadas na fabricação de inseticidas.

Todos esses poluentes são resultantes das atividades humanas e são lançados na atmosfera.
SOLO
No solo encontramos água e ar.
O chão é fecundado pelos decompositores que, em seu processo de obtenção de energia e dos materiais de que necessitam, separam os materiais que compõem os corpos mortos – decompõem -, separando as substâncias orgânicas das inorgânicas. Eles degradam as substâncias orgânicas, consumindo-as, e liberam os materiais inorgânicos (água, sais minerais, etc.) que retornam ao ambiente. No solo esses materiais fecundam a terra.
Os principais poluentes do solo são os agrotóxicos e as montanhas de lixo sólido, amontoados em lugares não apropriados, como os depósitos clandestinos.
 Os agrotóxicos são substâncias que os agricultores jogam nas plantações. Eles impedem que insetos e outros bichos acabem com a produção. São como uma vacina contra as doenças das plantas.

Os fertilizantes servem para fazer as plantas crescerem mais fortes. O problema é que quando comemos esses alimentos, estamos ingerindo também os agrotóxicos e fertilizantes.

Os depósitos de lixo são uns verdadeiros venenos para o solo. Vários produtos químicos chegam misturados ao lixo. Esses produtos aos poucos se infiltram na terra e se acumulam ao longo do tempo. Quando a chuva cai, o lixo e os produtos químicos são arrastados.

Muitas vezes esses venenos vão parar em plantações (contaminando os alimentos) ou em reservatórios de água (poluindo as fontes). Às vezes a infiltração é tão grande que chega a atingir lençóis freáticos, que são uma espécie de reservatório subterrâneo de água.

A montoeira de lixo também libera fumaça tóxica. O cheiro de um depósito de lixo é insuportável, por causa da liberação de um gás fedido e inflamável, chamado metano

2 comentários:

  1. Anônimo17:18

    muito importante me ajudou no meu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, você não quer se identificar? Diga qual o seu nome.
      Sempre que precisar pode pedir ajuda, ok?

      Excluir

Não deixe de fazer o seu comentário sobre o assunto. Sua opinião é muito importante!