segunda-feira, 24 de março de 2008

Meio Ambiente e Ação

A LAFARJ, indústria de cimento do município de Cantagalo - RJ, preocupada com a preservação do meio ambiente, está promovendo um curso de capacitação para o professores municipais de Cantagalo, com o apoio da ONG CASA, de Além Paraíba. No dia 15/03/2008, desenvolvi, a pedido da ONG, através do biólogo responsável- Klinger, uma oficina de Sabão de Óleo Comestível Usado.

30 professores da rede municipal de Cantagalo, participaram da oficina, onde foram produzidos, sabão em pedaço, sabão pastoso, detergente e sabonete a partir de óleo comestível usado. Essa atividade, além de despoluir as águas dos rios, pode ser uma fonte de geração de renda entre as famílias dos alunos.

Abaixo publicamos algumas receitas. Acompanhe:

Sabão em barra:
Receita básica
Material usado
1 litro de óleo usado
250 mL de água
300g de soda cáustica
Pode-se usar essência e corante.

Modo de Fazer

Em uma vasilha de plástico dissolva a soda cáustica com a água quente
Misture a soda dissolvida com o óleo e misture por 20 min.
Coloque a essência e o corante, misture bem.
Coloque nas formas e espere secar por 24 horas.
Tire da forma e embale. Espere aproximadamente 20 dias para usar para que o efeito da soda cáustica esteja totalmente neutralizado e não irrite as mãos.

Sabão Líquido - detergente
Sabão Líquido para Louças
· 1 sabão caseiro ralado
· 1,5 litros de água
· 1 colher de óleo de rícino
· 1 colher de açúcar fino
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.







Sabão pastoso
Receita de Sabão Pastoso
· 1,5 litro de óleo usado
· 1 litro de água morna
· 250 g de soda cáustica
· 250 ml de álcool
· 150 g de fubá
Coloque a água morna e óleo vegetal na bacia plástica. Misture bem.
Coloque a soda cáustica. Misture bem.
Coloque o álcool e misture novamente.
Em um pote separado misture o fubá com um pouco de água. Adicione a massa de fubá na bacia. Misture por 10 min.



Sabonetes

800ml de óleo vegetal usado
100ml de óleo mineral
100ml de óleo de amêndoas doces
200g de soda cáustica
1 copo de água

1- Dissolva a soda cáustica na água fria e meça a temperatura até alcançar 50°C.
2- Adicione os óleos e mexa bem até engrossar. No início o aspecto será de uma mistura fina e aquosa; no entanto, gradualmente a soda cáustica e o óleo reagem quimicamente e a mistura começará a engrossar e a ficar opaca.
3- Misture o óleo essencial e misture por mais alguns minutos.
4- Para verificar se a mistura está pronta a ser colocada nos moldes, faça um traço sobre a mesma. Com tal, deve desenhar uma linha no sabonete com uma espátula. Se o traço ficar marcado o sabonete está pronto a ser introduzido nas formas.
5- Deixe secar nas formas por 48 horas.
6- Na fase de envelhecimento do sabonete é freqüente formar-se um pó branco e fino na superfície ao qual se designa carbonato de sódio. Para evitar que o pó apareça, imediatamente após derramar o sabonete nos moldes, cubra-o com um plástico ou papel encerado. Pressione o plástico ou papel na superfície do sabonete para impedir o contato com o ar.


segunda-feira, 3 de março de 2008

O Ensino de Ciências.

Muita gente acha que estudar ciências é aprender sobre o Universo, O Sistema Solar, sobre o ar, a água e a terra, sobre o Planeta Terra. Entender a vida dos animais, aqueles que vivem na terra e aqueles que vivem no mar. Conhecer os vegetais, aprender sobre o corpo humano e compreender a química e a física. E não estão errados, tudo isso faz parte do estudo de ciências. O erro é achar que estudar ciências é só isso. E o pior, muitos professores acham que ensinar ciências é só isso.
Na verdade, o objetivo do ensino de ciências vai muito além de simples conteúdos enfocados pelos livros didáticos. Ensinar ciências é fazer compreender a relação íntima de dependência existente entre todos os seres vivos existentes no universo. É fazer entender principalmente a dependência do ser humano com os demais seres vivos e com o meio ambiente. Sim, a dependência do ser humano, uma vez que somos nós a principal forma de interferência nesse meio.
Como podemos discutir problemas tão sérios, tão grandes, como o aquecimento global, se nem ao menos conseguimos mudar atitudes corriqueiras na vida de nossos alunos e de suas famílias???
Como podemos criticar o desmatamento da Floresta Amazônica se não sonos capazes de coletar seletivamente o lixo de nossas próprias casas ou reduzir o consumo desmedido em nosso dia-a-dia???
É irônico criticar os lixões, ou até mesmo os aterros sanitários, se ainda não pudemos educar nossos filhos e nossos alunos sobre como cuidar do meio ambiente mais próximos de nós - nossa casa, nossa escola, nosso bairro.
Devemos repensar nossas ações enquanto educadores, tomar novos caminhos e efetivamente mudar a educação ambiental em nosso país.

Trataremos em novas postagens sobre uma maneira moderna de ensinar CIÊNCIAS.